No dia 26 de maio foi dado um importante passo para a criação de uma Escola Pública de Música em Vila Real, com a assinatura do protocolo entre o Ministério da Educação, o Município e o Conservatório Regional de Música.
No âmbito deste protocolo o Conservatório Regional de Música de Vila Real será convertido em escola pública permitindo, por um lado, garantir o acesso tendencialmente gratuito ao ensino artístico e, por outro, a continuidade e sustentabilidade do Conservatório que em 2024 completa 20 anos de atividade.
O Ministro da Educação, João Costa, mostrou-se satisfeito com esta decisão que, como referiu, “permitirá expandir a rede pública de educação e garantir que é plenamente e integralmente cumprida a função da educação que é educar para todas as áreas”. O Ministro disse ainda que está a ser feito o estudo de expansão das escolas artísticas de artes visuais, aumentando a oferta pública da educação artística, reconhecida como uma dimensão essencial da nossa formação como seres humanos.
Rui Santos, Presidente da Câmara Municipal, reconhecendo que a arte na escola é uma área de extrema importância para o desenvolvimento das crianças e dos jovens, disse que “é com enorme satisfação que damos mais um passo nessa direção em Vila Real”. Rui Santos salientou ainda que “a vontade do Município, aliada à experiência, capacidade e competência do CRMVR e ao apoio do Ministério da Educação e da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, tornaram possível a concretização deste projeto educativo há muito almejado, garantindo a universalização do acesso dos alunos ao ensino da música”.
Joaquim Escola, Presidente da Direção do CRMVR, referiu que a decisão de transformar o Conservatório numa escola pública vai reforçar a capacidade de resposta na região, reconhecendo ainda que “a integração do Conservatório numa rede pública lhe vai garantir o acesso a um conjunto de medidas que são facilitadoras”.
Salienta-se que no concelho de Vila Real sempre existiram ofertas privadas no ensino da música, complementadas com o surgimento do Conservatório Regional de Música há cerca de 20 anos, ao longo dos quais foi formando muitas dezenas de alunos na área da música, acabando alguns por seguir profissionalmente esta via com sucesso assinalável. A criação de uma Escola Pública de Música em Vila Real é assim uma marca muito importante para a educação, não só no concelho, mas para toda a região, pois alargará o acesso a esta área de ensino e, no futuro, a outras áreas de formação artística, como a dança e o teatro.
ASSINATURA DE PROTOCOLO PARA CRIAÇÃO DE ESCOLA PÚBLICA DE MÚSICA EM VILA REAL
Notícias
Acessos: 1861