Realizou-se no dia 8 de novembro, no Auditório da Escola Secundária de São Pedro, uma sessão pública comemorativa do Dia Mundial do Urbanismo, iniciativa promovida pelo Município de Vila Real em parceria com a Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas, a Associação Portuguesa dos Geógrafos, a Associação Portuguesa dos Urbanistas, a Ordem dos Arquitetos, a Ordem dos Engenheiros e a Ordem dos Biólogos.
Na intervenção da sessão de abertura o Vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Alexandre Favaios, disse que “a eficiência das cidades ao nível urbanístico, energético, da mobilidade, dos recursos naturais e da gestão dos espaços públicos, será fundamental para a perspetiva de um futuro sustentável. Estas questões são simultaneamente importantes do ponto de vista económico, mas principalmente para a qualidade de vida dos cidadãos a quem servimos, que devem estar sempre no foco da nossa atenção e ação”, sendo por isso fundamental “a partilha de conhecimento e envolvimento de diversos atores” pelo que “quero agradecer o contributo de engenheiros, arquitetos, geógrafos, biólogos e outros técnicos que hoje partilharão connosco o seu conhecimento e a sua experiência nesta matéria”.
Os trabalhos prosseguiram com a realização de duas mesas redondas moderadas pelo jornalista Abel Coentrão. A primeira subordinada à temática “Urbanismo, Planeamento Urbano e Mobilidade”, com a participação de Paula Ramos, da CITTA – FEUP, Daniel Casas Valle, da The Future Design of Streets Association, e Adriano Sousa, Vereador da Câmara Municipal. Na segunda mesa redonda procurou-se responder à questão “Pode o Urbanismo ser parte da solução do problema da habitação?”, com a participação de Manuel Miranda da Associação Portuguesa de Urbanistas, Luís Leite Ramos da Ordem dos Engenheiros, Alexandre Ferreira da Ordem dos Arquitetos, Pedro Chamusca da Associação Portuguesa dos Geógrafos, Carlos Correia Dias da Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas e Maria de Jesus Fernandes da Ordem dos Biólogos.
Adriano Sousa, Vereador do Ordenamento do Território e Urbanismo da Câmara Municipal de Vila Real, encerrou a sessão agradecendo o contributo dado pelos convidados, realçando o facto de terem sido demonstrativos do grande desafio que temos pela frente, ou seja, de migrarmos para um modelo sustentável de desenvolvimento urbano, com cidades mais igualitárias, mais solidárias e mais inclusivas.
Neste mesmo dia, pelas 21h30, decorreu também no Auditório da Escola de S. Pedro, a sessão pública de apresentação da proposta do Plano de Pormenor Mateus Poente, aberta à participação de toda a comunidade, à semelhança da prática seguida pelo Município nos últimos anos, no sentido de envolver, auscultar e esclarecer os cidadãos sobre questões estruturantes para o futuro de Vila Real.
Relembramos que os documentos da proposta podem ser consultados na página da internet (www.cm-vilareal.pt) ou na Câmara Municipal de Vila Real, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 16h00, até ao próximo dia 4 de dezembro.
DIA MUNDIAL DO URBANISMO 2023
Notícias
Acessos: 1189