A Câmara Municipal de Vila Real encontra-se a dinamizar o Plano Municipal para a Igualdade de Género, uma iniciativa financiada pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), pelo Portugal 2020 (PT2020) e União Europeia/Fundo Social Europeu (EU/FSE), tendo como organismo intermédio a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
Na perspetiva de Mara Minhava, Vereadora e Conselheira Interna para a Igualdade, o plano ilustra o “compromisso político e estratégico que redunde na melhoria da atuação do município em matéria de igualdade e não discriminação”. Neste enquadramento, a autarquia promoveu um Encontro de Reflexão e Partilha de Boas Práticas, uma iniciativa que decorreu no passado dia 26 de junho, no Museu da Vila Velha, em Vila Real.
O evento congregou vários municípios da Comunidade Intermunicipal do Douro, bem como uma representante da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Rosa Oliveira.
Rosa Oliveira salientou a importância da incorporação do princípio da igualdade de género, de modo transversal, nas políticas públicas locais, tendo enaltecido o município de Vila Real pela iniciativa dinamizada.
Ao nível do relato de boas práticas na área da igualdade e da não discriminação, destacou-se a presença dos municípios de Armamar, Lamego, Mesão Frio e Alijó. Estes municípios deram a conhecer o trabalho efetuado na área da igualdade de género, as especificidades do mesmo, as dificuldades sentidas, a visibilidade conferida às ações, bem como as experiências bem-sucedidas e passíveis de replicação por parte de outros municípios.
Mara Minhava sublinhou a importância de congregar esforços na edificação de uma sociedade mais justa e igualitária, sendo que cada município presente aportou um valor acrescentado à iniciativa.
ENCONTRO DE REFLEXÃO E PARTILHA DE BOAS PRÁTICAS
Notícias
Acessos: 1592