No dia 4 de março de 2019, o Município de Vila Real apresentou oficialmente a III edição do Festival Internacional de Imagem de Natureza, que este ano acontece de 11 a 17 de novembro, com a exibição das curtas-metragens recebidas a concurso, a abertura das exposições de fotografia e desenho, o Encontro de Fotografia e Cinegrafia de Natureza e a Gala de Reconhecimento e Entrega de Prémios.
A presente edição do FIIN é, por diversas razões, mais desafiante e, por isso mesmo, mais entusiasmante para o Município, uma vez que, será a primeira edição a realizar-se sem qualquer financiamento externo, ficando todos os custos a cargo da Câmara Municipal. Apesar deste facto Vila Real continuará a apostar neste área e neste tema em concreto, reafirmando-se como o Destino da Biodiversidade.
A primeira atividade do Festival Internacional de Imagem de Natureza 2019 acontece já em abril, com o desenvolvimento de um curso juvenil de fotografia, a realizar no Centro de Ciência, de 8 a 12de abril, durante as férias da Páscoa. O início do mês de abril é também o ponto de partida para o lançamento dos concursos deste festival que estarão abertos até ao final de junho. São três as áreas a concurso, Desenho, Fotografia e Curtas-Metragens, todas sobre a temática da natureza e biodiversidade. Em julho será desenvolvido mais um curso juvenil, este dedicado ao vídeo, que decorrerá já nas férias escolares de verão, de 15 a 19 de julho.
A exibição de curtas-metragens estará disponível para as Escolas, durante o dia, e para o público em geral, à noite, de 11 a 15 de novembro. As exposições de fotografia e desenho estarão patentes a partir do dia 11 de novembro até ao final do ano. O encontro de Fotografia e Cinegrafia de Natureza, além das excelentes palestras e workshops, terá este ano uma novidade que é o Percurso Fotográfico do Corgo, uma iniciativa que será ministrada por fotógrafos de Vila Real. No dia 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica e Dia Mundial da Ciência, haverá uma sessão especial de exibição de curtas-metragens com uma seleção criteriosa das curtas-metragens e a visualização da curta-metragem vencedora.
Recorde-se que 2018 marcou o início da internacionalização do FIIN que, nesta segunda edição, contou com a participação de 538 indivíduos de 64 nacionalidades no concurso de desenho, 377 concorrentes de 31 nacionalidades no concurso de fotografia e 873 participantes de 94 nacionalidades no concurso de Curtas-Metragens.
De 6 de março até outubro, a II edição vai voltar à rua em itinerância, começando pela Escola S. Sancho II de Alijó. Os três pacotes expositivos do FIIN 2018 estão igualmente disponíveis, não só para as Escolas do Distrito, mas também para os Municípios do Distrito, Municípios signatários do Protocolo do Marão e para as Freguesias do Concelho.
FESTIVAL INTERNACIONAL DE IMAGEM DE NATUREZA 2019
Notícias
Acessos: 2954