Vila Real recebe, de 13 a 16 de setembro, a terceira edição do Pitoresco - Festival de Street Art, uma iniciativa que surgiu no âmbito da Vila Real Capital da Cultura do Eixo Atlântico, numa parceria entre o Município de Vila Real e a Instantes Mutantes, e que a cada ano tem vindo a ganhar dimensão.
Os Heróis e Personalidade emblemáticas de Vila Real dão o mote para o tema do Pitoresco 2018, que enriquecerá a paisagem urbana de Vila Real com a criação de mais quatro murais. Diogo Cão, Aureliano Barrigas e o Comandante Carvalho Araújo, cujo centenário da morte se assinala este ano, serão os três heróis Vila-realenses que serão homenageados nesta edição do festival. O quarto mural, intitulado A Nossa Gente, será dedicado a duas figuras emblemáticas do bairro S. Vicente de Paula. Será ainda feita uma instalação sobre o Lobo Ibérico.
Esta terceira edição do Festival de Street Art de Vila Real promete ser a mais inclusiva de sempre com uma oferta diversificada de atividades abertas a toda a comunidade e totalmente gratuitas. A Rua das Artes, local onde tudo estará a acontecer, o “Sunset Pitoresco” e o lançamento do Roteiro de Street Art são algumas das novidades desta edição. O roteiro, que irá incluir todos os murais criados desde o primeiro ano do Pitoresco, incluindo os murais da biodiversidade, tem como objetivo dar a conhecer um pouco da história de Vila Real através dos murais que retratam temas da história, cultura, biodiversidade e personalidades da região.
Destaca-se ainda a participação crescente de artistas locais no Pitoresco, nomeadamente a participação dos alunos da escola Camilo Castelo Branco, que vão ser desafiados a fazerem arte nas montras, exposições e a participarem na iniciativa "arte fora da caixa", numa parceria com a EDP Distribuição, com vista à pintura de caixas ou postes de eletricidade.
III EDIÇÃO DO PITORESCO – FESTIVAL DE STREET ART DE VILA REAL PRESTA HOMENAGEM A HERÓIS E PERSONALIDADE EMBLEMÁTICAS DE VILA REAL
Notícias
Acessos: 3844