A Câmara Municipal de Vila Real encontra-se a dinamizar o Plano Municipal para a Igualdade de Género, uma iniciativa financiada pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), pelo Portugal 2020 (PT2020) e União Europeia/Fundo Social Europeu (EU/FSE), tendo como organismo intermédio a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). Na perspetiva de Mara Minhava, Vereadora e Conselheira Interna para a Igualdade, o plano ilustra o “compromisso político e estratégico que redunde na melhoria da atuação do município em matéria de igualdade e não discriminação, feita com base na identificação das necessidades, bem como no estabelecimento de metas, estratégias e formas de atuação”.
Neste enquadramento, a autarquia tem vindo a realizar uma série de ações, com o intuito de cumprir o planeamento efetuado. Neste âmbito, no dia 16 de junho foi dinamizada uma ação de sensibilização com o Instituto Português do Sangue (IPS), cujo objetivo foi promover as dádivas altruístas de sangue. Destacam-se, igualmente, mais três ações de sensibilização sobre igualdade de género e igualdade de oportunidades, uma na Associação Cultural “Os Vicentinos”, que contou com a presença de 26 formandos/as, beneficiários/as do RSI e 4 técnico/as da área social, outra no Espaço do Bugalho, com 35 participantes, nomeadamente, pessoas idosas, utentes da instituição, elementos da Direção e a Vereadora do Pelouro, Mara Minhava, e a terceira ação que decorreu no Espaço “Bairros da Bila” – projeto de intervenção social nos bairros de Vila Real.
Esta última iniciativa contou com a presença dos/as técnicos/as de alguns projetos sociais, que decorrem no bairro da Araucária que estão a intervir em vários bairros de Vila Real. Acresce que se conseguiu reunir crianças do Projeto +Social, para que estas sejam agentes ativos na divulgação dos princípios do projeto, bem como das ações nele dinamizadas.
Para além das ações de sensibilização realizadas, o município tem vindo a produzir algumas brochuras informativas, para disseminar em vários contextos. Uma das brochuras pretende dar a conhecer a Norma Portuguesa (NP) 4552: 2022, um sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal. Esta norma visa incorporar as preocupações da Agenda 2030 da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), assumir os objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação (ENIND)– Portugal + Igual como referencial e alinhar os objetivos estratégicos das organizações com as necessidades e espectativas dos/as trabalhadores/as, numa ótica de desenvolvimento sustentável.
MUNICÍPIO DE VILA REAL DINAMIZA DIVERSAS AÇÕES NO ÂMBITO DO PLANO MUNICIPAL PARA A IGUALDADE
Notícias
Acessos: 1470