Município desafia população a aderir e organiza Workshop vocacionado para a eficiência
Seguindo o exemplo de anos anteriores, o Município de Vila Real volta a aderir ao movimento “A Hora do Planeta”, uma das iniciativas globais contra as alterações climáticas promovida pela WWF - World Wide Fund - for Nature, uma ONG ligada à conservação da natureza, com cerca de 5 milhões de apoiantes e ativa em mais de 100 países em todo o mundo.
A iniciativa teve início em 2007, na cidade australiana de Sidney. A intenção era alertar a população australiana para a necessidade de proteger o planeta contra os efeitos das alterações climáticas. Dois milhões de pessoas desligaram as suas luzes. A expetativa inicial era de reduzir 5% do consumo de energia elétrica da cidade durante os 60 minutos do evento. O resultado, porém, foi o dobro do esperado: 10,2% de redução no consumo.
No próximo dia 19 de março, o Município de Vila Real desligará a iluminação de oito edifícios e infraestruturas municipais, das 20:30 às 21:30. Mas este ano o Município desafiou o Centro Comercial Dolce Vita Douro a aderir a esta iniciativa, propondo o encerramento das luzes da pala do edifício, proposta que contou com o apoio incondicional da administração, que se tem mostrado empenhada no seu quotidiano em conseguir atingir um objetivo de maior eficiência ambiental, através de inúmeras ações de gestão dos recursos naturais e numa maior eficiência do consumo de energia.
Complementarmente, o Município decidiu organizar no mesmo dia um “Workshop de interpretação das faturas de eletricidade”, às 18:30, no edifício da Agência de Ecologia, no Bairro dos Ferreiros. Este workshop pretende dar aos cidadãos um conjunto de dicas para reduzir os seus consumos de eletricidade, atingindo assim dois objetivos: maior poupança energética e um contributo para uma melhor utilização da energia, com claros resultados ambientais. As inscrições para o workshop devem ser feitas através do endereço eletrónico
Por último, o Município quer partilhar a iniciativa com os cidadãos de Vila Real. Para tal, convida todos os cidadãos para nesse dia e nessa hora aderirem ao evento, executando esse gesto simples e solidário: desligar as luzes (nos seus locais de trabalho ou nas suas residências) e dar uma hora ao planeta, afirmando um compromisso de todos os vila-realenses com essa causa. E que esse gesto possa também passar a ser uma prática comum do nosso quotidiano. Porque o futuro da Terra e das novas gerações depende sobretudo do que formos capazes de fazer hoje.
Programa:
18:30 – Workshop de interpretação das faturas de eletricidade | Eng.º Daniela Costa
20:30 - 21:30: Desligar as luzes nos locais selecionados | Paços do Concelho | oficinas da EMAR | Teatro Municipal | Biblioteca Dr. Júlio Teixeira/Grémio Literário Vila-Realense | Arquivo Municipal |Museu da Vila Velha |Museu de Arqueologia e Numismática |Escarpas do Corgo | Ponte Metálica | Pala do Centro Comercial Dolce Vita Douro
Município de Vila Real e Centro Comercial Dolce Vita Douro aderem à Hora do Planeta
Notícias
Acessos: 5539