O Município de Vila Real é um dos membros fundadores da recém-criada Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago. A cerimónia do ato constitutivo para a integração das 30 Câmaras Municipais e 9 associações como membros fundadores decorreu em Vila Pouca de Aguiar, onde ficará instalada a sede, na presença do Presidente da Federação Europeia do Caminho de Santiago, Jean Benoit Girodet, que apadrinhou o ato.
O objetivo da Federação Portuguesa dos caminhos de Santiago é promover, organizar e gerir os caminhos em território nacional que compõem a rota milenar, seguida por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do Apóstolo Santiago o Maior, delineando uma estratégia comum em todo o país que passa, nomeadamente, pela uniformização da sinalética das vias portuguesas de peregrinação a Santiago de Compostela.
Os Caminhos de Santiago atravessam Portugal de sul para norte. O Caminho da Costa, que se inicia no Porto, atravessa o Minho e entra em Espanha por Valença, o Caminho Interior, que parte de Viseu e entra em Espanha por Vilarelho da Raia, em Chaves, e o Caminho Central Português, que sai da Sé de Lisboa, passa por Tomar, Coimbra, Porto e segue, depois, para norte.
MUNICÍPIO DE VILA REAL É MEMBRO FUNDADOR DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DO CAMINHO DE SANTIAGO
Notícias
Acessos: 3018