Decorreu na Escola Morgado Mateus, no dia 12 de outubro, a assinatura do protocolo de cooperação no âmbito do projeto Ser Pro, promovido pela Iniciativa Educação, que formaliza a oferta do curso de Técnico Auxiliar de Saúde no Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, visando a aproximação da formação profissional dos alunos às necessidades de desenvolvimento do município e da economia da região.
Este acordo envolve, para além do Município, o Agrupamento de Escolas Morgado Mateus, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o CHTMAD, o Hospital da Luz, os Bombeiros da Cruz Verde, a Cruz Vermelha, e diversas clínicas que desenvolvem a sua atividade na área da saúde em Vila Real.
O diretor do Agrupamento de Escolas Morgado Mateus, Ricardo Montes, referiu que “já foram concretizadas reuniões com a Iniciativa Educação e com os diversos parceiros no sentido de construir um plano de atividades de formação técnico-científica”, facto que, por si só, comprova a mais-valia deste projeto cujo objetivo é criar sinergias que garantam uma formação de qualidade a todos os alunos que frequentam o curso de Técnico Auxiliar de Saúde e, em resultado disso, a sua colocação no mercado de trabalho. Nuno Crato, dirigente da Iniciativa Educação, sublinhou “a forte colaboração existente entre a Câmara Municipal, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a indústria parceira e a Escola. Nós, a Teresa e Alexandre Soares dos Santos – Iniciativa Educação, somos apenas catalisadores”.
O Vice-presidente e Vereador do Pelouro do Ensino e Educação, Alexandre Favaios, salientou a relevância deste programa destacando duas vertentes distintas. Por um lado “é importante para a escola e para os seus alunos, uma vez que a existência de uma consultora que vai trabalhar com a equipa pedagógica ao longo do percurso formativo destes jovens permitirá, certamente, criar melhores alunos, com competências mais adequadas para poderem entrar no mercado de trabalho ou, se assim o entenderem, prosseguirem estudos de nível superior”, por outro lado “é importante para a sociedade em geral, e para a área da saúde em particular, pois irão beneficiar com esta mesma parceria, uma vez que com alunos mais qualificados teremos também uma melhor resposta nas diferentes instituições”.
Os alunos do curso de Técnico Auxiliar de Saúde estiveram também presentes nesta sessão onde tiveram a oportunidade de colocar várias questões às 11 entidades que rubricaram o protocolo de cooperação, esclarecendo as suas dúvidas sobre o seu futuro profissional e perspetivas de integração no mercado de trabalho.
O Ser Pro desenvolve um modelo de parcerias estruturadas, com vista à criação de cursos profissionais de qualidade, adequados às necessidades de formação dos jovens e ao desenvolvimento das regiões. No âmbito destas parcerias, escolas, empresas, municípios e instituições de ensino superior colaboram na viabilização de ofertas curriculares que ajudem a combater o abandono escolar e facilitem a integração dos alunos no mercado de trabalho ou o prosseguimento dos seus estudos.
MUNICÍPIO DE VILA REAL REFORÇA APOSTA NO ENSINO PROFISSIONAL
Notícias
Acessos: 1310