O Município de Vila Real procedeu, no transato mês de agosto, à introdução, a título experimental, do sentido único na Ponte Metálica, com vista à monitorização do desempenho desta medida no que respeita à diminuição do congestionamento de trânsito que se fazia sentir em determinadas horas no centro da cidade.
O período de tempo entretanto decorrido permitiu aferir o seu desempenho em três momentos distintos e com algum significado: no período das férias escolares, na abertura do ano letivo nas escolas do ensino básico e secundário e, finalmente, na abertura do ano letivo da UTAD.
Feita que foi a necessária monitorização e avaliação de desempenho, concluiu-se que as filas de tráfego que se formavam na avenida 1º de maio, essencialmente na ponta da manhã e entre as 12H30 e as 14H30 desapareceram por completo. Em contrapartida verificou-se um acréscimo de tráfego na avenida da europa, nas duas pontas diárias, como resultado natural da supressão da travessia nascente-poente na Ponte Metálica. Perante estas conclusões, foi necessário encontrar uma solução de compromisso que permita, por um lado, garantir a continuidade da ausência das filas de espera na avenida 1º de maio e, por outro, contribua para atenuar o volume de trafego mais significativo existente na avenida da europa, que é o de nascente/poente.
Assim, a Câmara Municipal procedeu à instalação de um semáforo na zona do Colégio da Boavista que, articulado com o semáforo existente no “cruzamento da Areias”, permitirá gerir o tráfego na Ponte Metálica, ajustando-o às flutuações de tráfego mais significativas que ocorrem num período de 24 horas.
Assim sendo, no período compreendido entre as 8h15 e as 14h30, a ponte metálica passará a funcionar apenas no sentido poente nascente. No período complementar, ou seja, entre as 14h30 e as 8h15 do dia seguinte, a ponte metálica passará a funcionar nos dois sentidos, nos precisos moldes em que sempre funcionou após as obras do polis.
Esta medida foi apresentada e aprovada na última reunião do executivo municipal, e entrará em vigor na próxima segunda-feira, dia 29 de outubro. Os serviços de planeamento e mobilidade municipais continuarão, entretanto, a monitorizar os resultados decorrentes desta alteração, com vista à sua avaliação e subsequentes medidas que possam vir a ser tomadas.
PONTE METÁLICA COM NOVAS REGRAS DE CIRCULAÇÃO
Notícias
Acessos: 4324